quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Itacoatiara e as Lutas: Uma União que veio pra ficar.

                                                                                                              Por: Carol Meneses
    
Os irmãos no Costão de Itacoa em um dos treinos
   A praia de Itacoatiara, localizada em Niterói, e conhecida como paraíso tanto pela beleza natural, quanto pela beleza das pessoas que a frequentam. Itacoatiara, ou Itacoa para os íntimos, que significa “Pedra Riscada”, é point certo de surfistas e já recebeu diversos campeonatos. Mas “Itacoatiaradise (mistura de Itacoa com paraíso) não vive apenas de surf e outros esportes aquáticos, o lugar também é palco para diversos esportes, inclusive para as artes marciais e outros tipos de lutas, e quem comprova isso são os irmãos Richard e Philip Clarke.
    Richard Clarke, MasGuru(Mestre)4 hagdan(grau) no Kali Silat, iniciou seus treinamentos em 1999 com o masguru Paulo Albuquerque, e é reconhecido em 4 escolas de Kali e 1 de Silat, além disso também é mestre em 4 grau de Kombato, ciência da proteção. Já Philip, que iniciou seus treinamentos no Jiu Jitsu ainda aos 9 anos, é  faixa preta da equipe PRVT, professor e responsável pela arte suave no Projeto Geração Careta, e considera que a arte suave não é somente um esporte, mas também um estilo de vida com valores como respeito e hierarquia. E a relação de ambos com Itacoa é tão forte que eles quiseram levar para a praia preferida, o estilo de luta que amam.


 Um dos pontos fortes, na opinião do Richard, para a ideia de treinar fora do ambiente de academia foi o fato do Kali Silat, nas Filipinas, ser praticado, em sua maioria, fora dos dojos, em florestas ou praias, e são chamados  de treinos tribais. No caso da arte suave não foi muito diferente,pois de acordo com Philip, o Jiu Jitsu desde que foi criado como arte marcial também esteve ligado à natureza, e destacou que as artes marciais, em sua maioria, nasceram para “imitar” os movimentos dos animais, e que corridas, escaladas, treinos e todas as atividades extra academia ajudam a revigorar e renovar o espírito marcial. E a praia escolhida por ambos foi Itacoa, o paraíso natural com areia, mar e montanhas, receptível para vários esportes, e que traz energia revigorante para todos eles.
   Quanto aos prós e contras dos treinos serem ministrados nessa praia, há uma leve divergência entre os irmãos Clarke. Richard classifica que só existem prós, e que quando se tem disciplina não se perde o foco, e que o local faz o aluno se conectar e focar ainda mais. Philip concorda em partes já que considera os prós como variação de ambiente, utilização de estímulos, descontração e maior integração dos alunos, mas admite que existem os contras como: tempo, deslocamento e condições climáticas.

    Tanto os alunos de Kali Silat quanto os de Jiu Jitsu adoram os treinos no paraíso, além de ficarem ansiosos e com isso o treino rende mais, ainda rola uma “prainha” de recompensa. E os treinos das duas modalidades são abertos para pessoas que seja fisicamente saudável e do bem. No caso da arte suave o treino é combinado de acordo com a disponibilidade dos alunos, já com o Kali Silat é necessário fazer uma inscrição. Em ambos os casos a melhora no desempenho e uma maior aproximação do grupo é perceptível.

Os irmãos guerreiros ainda deixaram um recado tanto para os professores de artes marciais e outros tipos de luta, quanto para os alunos:
  • Richard Clarke: Senhores, tentem levar a natureza aos alunos, alunos tentem ir a natureza, mais tarde vão ter ótimas lembranças . Mabuhay! ( vida longa );
  • Philip Clarke: Para os professores, que certamente já fazem algo do tipo, ou mais.. Mas para quem não faz... FAÇA!!! Só tem a ganhar... Além do que falei acima, melhorar a aderência dos alunos à modalidade. Aos alunos... Se informem, fiquem atentos e participem... Todos têm a ganhar e conhecer uma nova abordagem a uma atividade ou arte marcial...Osss

Nenhum comentário:

Postar um comentário