quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Artes Marciais e alimentação balanceada combinam, e muito, com gravidez!

                                                                                                    Por: Carol Meneses

E aí, guerreiros e guerreiras das lutas! Sentiram falta do Blog? Estamos de volta com uma matéria que promete ficar marcada, principalmente entre as mulheres. Confiram!

 Luh grávida e o cinturão: arquivo pessoal
    Uma estratégia bastante utilizada por muitas mulheres é juntar alguma (ou mais de uma) arte marcial com uma alimentação balanceada, e até aí, isso não é nenhuma novidade. Isso porque as duas juntas trazem o emagrecimento, controle da ansiedade, autoconfiança, segurança, entre outros benefícios. Porém, o que pouca gente sabe é que algumas dessas futuras  mamães (inclusive algumas famosas como a apresentadora Patrícia Abravanel, e Francisca Pereira, esposa do ator Ricardo Pereira)  decidem não parar com os treinos e continuam fazendo dietas saudáveis. Para entender um pouco melhor essa opção, conversamos com a médica endocrinologista Flávia Cunha,34, a respeito da alimentação balanceada e com a lutadora de MMA profissional Lucélia Sousa, 32, sobre os treinos.
  De acordo com a Drª Flávia, manter uma dieta balanceada é necessário durante toda a vida, mas na gestação ela é essencial, pois a gestante precisa disponibilizar os nutrientes certos para o bebê em formação. Por falar em nutrientes existem diferentes dietas que variam de acordo com o período da gravidez. Para entender a diferenças das dietas, é necessário perceber que a gestação é dividida em 3 trimestres. O 1º trimestre, apesar de recheado de náuseas e vômitos, é o período mais crítico para formação do bebê, e essa alimentação precisa ser rica em ácido fólico, ferro, cálcio e ômega 3. Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como carne vermelha, feijão, leite e derivados, folhas verdes, ovos e peixes. No 2º trimestre as náuseas costumam melhorar e é importante tomar cuidado para não exagerar na quantidade dos alimentos, já que a grávida costuma se sentir mais disposta nesse período. A dieta pode ser a mesma do primeiro trimestre. No 3º trimestre recomenda-se uma maior ingestão de fibras e frutas para evitar as constipações intestinais que são frequentes nessa fase. E claro, beber bastante água.
 Flávia que está dos dois lados da balança, profissional e gestante, sabe que a maior dificuldade é o apetite aumentando, porém, por ser profissional da saúde é mais fácil aplicar hábitos saudáveis durante a gravidez, logo é mais fácil, também, chegar aos benefícios que são as prevenções de complicações para mãe e para o bebê. A médica deixou um recado ainda sobre alimentação saudável para as gestantes: “Ao engravidar, procure imediatamente o seu obstetra para iniciar o pré-natal, mas lembre-se também de visitar o nutricionista e o endocrinologista para lhe acompanhar desde os primeiros meses da gestação. Prevenir o ganho excessivo de peso e balancear a alimentação é um dos maiores benefícios que você pode fazer pelo seu bebê.”
Drª Flávia grávida em palestra:Facebook
   Flávia ainda dá a deixa para Lucélia, ao comentar que, de uma maneira geral, os exercícios não são contraindicados durante a gestação, mas alerta que é preciso que a gestante tenha certos cuidados em relação a alguns exercícios e que converse com seu obstetra para discutir quais os mais indicados em cada caso, especialmente no primeiro e no último trimestre. E comenta que, se a gestante já for praticante de alguma modalidade esportiva ou exercício e já estava adaptada, ela geralmente é autorizada a manter a mesma atividade durante a gestação. Nos casos em que a gestante estava sedentária antes de engravidar, orienta-se iniciar com exercícios mais leves para adaptação do organismo. Mas a orientação do obstetra deve ser sempre a palavra final a ser seguida!
  A lutadora, que estava no auge dos treinos e competições, quando descobriu a gravidez, e com isso teve que modificar seus planos. A mesma, inclusive pensou em desistir dos treinos, porém decidiu treinar, não de forma exagerada, é claro, mas comenta que deu para manter o ritmo. Lucélia, que além do MMA profissional ainda pratica MMA e Jiu Jitsu afirma que é importante manter os treinos durante a gestação, claro que com bastante cuidado e com orientações médicas, até para não ter que voltar do zero, fora os benefícios que o mesmo traz ao bebê. Luh Sousa (nome profissional), que parou as aulas quando estava com 7 meses, comenta que a maior dificuldade o fato de ser um esporte de contato e por isso teria que cuidar ainda mais  para não ser acertada na barriga, porém afirmou que os benefícios compensavam bastante, pois além de controlar o ganho de peso, ela ficava mais relaxada e tranquila, além de ganhar consciência  corporal.
   
A guerreira deixou ainda um recado incentivando às futuras mamães para que continuem praticando: “OLHA MINHAS GRAVIDINHAS LINDAS, A GESTAÇÃO É UM MOMENTO DE MUITAS MUDANÇAS, MOMENTO LINDO E MÁGICO. QUERO FALAR PARA VOCÊS, QUE DÁ PARA FAZER O QUE VOCÊ AMA QUANDO ESTÁ GRÁVIDA, SENDO ASSIM, APROVEITEM BASTANTE A GRAVIDEZ, CONVERSE COM O SEU MÉDICO E TREINEM BASTANTE TAMBÉM. BJS RSRS”

       E aí, o que acharam da volta do Blog? Mandem contatos e sugestões de quais matérias e personagens vocês pretendem ver no Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário